Esporte paralímpico
Dizer que a prática de esportes é muito importante para as pessoas de todas as idades é chover no molhado. Já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.
São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
Movimentar-se é a palavra de ordem. Não importa se o atleta tem como objetivo jogar profissionalmente ou de forma amadora. O importante é procurar uma modalidade esportiva que se adeque as condições e limites.
Sempre ouvimos dizer da importância da prática de atividade esportiva,independente da condição física,que o esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo.
Benefícios físicos e psíquicos
Físicos:
Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), prevenção de deficiências secundárias, promoção e encorajamento do movimento, desenvolvimento de habilidades motoras para melhor realização das atividades de vida diária, entre outros.
Psíquica:
melhora da auto-estima, aumenta a integração social, redução da agressividade,