Esporotricose
SE
A Esporotricose é uma doença causada por um fungo chamado Sporothrix schenckii, que acomete o homem e uma grande variedade de animais. Fungos que podem existir nas formas bolor ou como levedura.
Conhecida
como Doença do
Jardineiro ou da Roseira:
PATOGENIA
Após a inoculação na pele, há um período de incubação, que pode variar de poucos dias a 3 meses. As lesões são mais frequentes nos membros superiores e na face.
Manifestação Clínica nos gatos:
Lesões Ulceradas
FELINO E CANINOS, CAUSAS
Hábito de irem á rua
Hábito de afiar as unhas
Através de brigas
Sintomas:
Fadiga, perda de apetite, lesões na pele, febre, dificuldade em respirar e até sangue nas vias respiratórias TRATAMENTO
Itraconazol
Cetoconazol
Iodeto de potássio
CUIDADOS COM O ANIMAL
INFECTADO
O local habitado pelo animal deve ser desinfetado com hipoclorito de sódio (sendo que a dosagem usada para essa limpeza deve ser indicada por um profissional veterinário)
O animal doente deve ser afastado de outros animais sadios
Após o contato com o animal, seu dono deve realizar uma cuidadosa assepsia.
O proprietário do animal doente deve procurar manusear o animal com bastante cuidado; de preferência, fazendo o uso de luvas descartáveis.
O tratamento do animal doente jamais deve ser interrompido sem o conhecimento e a recomendação de um profissional veterinário.
Em caso de falecimento do animal, não se pode enterrá-lo em qualquer lugar (já que isso pode criar um novo foco de disseminação da doença), e o mais indicado é que o bicho seja cremado CONCLUSÃO
A primeira coisa a se fazer é levar o animal doente até uma clinica veterinária, para que o profissional possa examinar e fazer alguns exames, como biopsia, e coletar materiais e a partir disso, é recomendado o melhor tratamento para o animal, o assistente auxilia com os materiais higiênicos.