Espodumenio
O espodumênio é um mineral que apresenta composição geral LiAlSi2O6, o seu nome vem do grego spodousthai, que significa cinzento. Cristaliza-se no sistema monoclínico e forma-se em cristais prismáticos alongados, com terminações achatadas. Os cristais chegam a um grande tamanho. O mineral é normalmente extraído dos pegmatitos graníticos. Há jazidas importantes no Canadá, México, Brasil, Rússia e Madagascar.
PROPRIEDADES
O espodumênio é um mineral alocromático e possui a cor rosa, variedade essa conhecida por kunzita e a cor verde conhecida por hiddenita pelos consumidores de gemas e jóias. Também possui as cores amarelada e cinzenta tão como a incolor. O mineral possui risca de cor branca e brilho vítreo. É opaco com algumas exceções, como para a hiddenita e a kunzita que é transparente. Apresenta dureza entre 6,5 e 7. É uma de difícil lapidação porque apresenta clivagem perfeita em duas direções paralelas às faces prismáticas e quase perpendiculares entre si. Apresenta fratura irregular e densidade entre 3,1 a 3,2 g/cm3.
APLICAÇÕES
No Brasil, a produção industrial de compostos de lítio é obtida diretamente do mineral espodumênio, que é um aluminosilicato com teor de 1 a 1,5% em Li2O. Além disso, o espodumênio é utilizado na fabricação de porcelanato. O porcelanato apresenta um material vitrocerâmico em sua superfície que nada mais é que uma combinação de vidro com espodumênio ou outros materiais e que possui algumas propriedades como não ter poros entre seus cristais ajudando assim na impermeabilização do porcelanato que por ser poroso pode ficar manchado. Além do mais possui uma boa resistência química e boa resistência ao degaste. Esse mesmo material vitrocerâmico é usado em fogões elétricos por possuir também as seguintes características: quase nenhuma dilatação térmica, resistência ao choque térmico e uma baixa condutividade térmica. O mineral também é usado em gemas e jóias sendo usado com a característica transparente e na forma das