espiritualidade e organização
Cada vez mais o fator humano está em evidência no mercado competitivo e globalizado. Por isso, constantemente, as empresas se preocupam com a qualidade de trabalho, para que seus colaboradores sintam prazer em sua realização não sendo tão agredidos pelas pressões do seu dia a dia. Nesse contexto elaboramos este projeto de pesquisa, onde analisamos as relações de espiritualidade no âmbito organizacional.
PROBLEMA DE PESQUISA
De que forma o uso da espiritualidade interfere no âmbito organizacional?
TEMA
O uso da espiritualidade no âmbito organizacional.
OBJETIVOS
Objetivo geral Analisar como o uso da espiritualidade, pode ter tamanha influência na administração e no funcionamento de uma organização.
3.2 Objetivos Específicos
Identificar como são os comportamentos dos indivíduos que usam a espiritualidade;
Compreender os principais fatos que auxiliam a satisfação dos empregadores e empregados no âmbito organizacional;
JUSTIFICATIVA
A espiritualidade no local de trabalho pode ser definida como “o reconhecimento de que os empregados têm uma vida interior que alimenta, e é alimentada, pela realização de trabalho com significado num contexto de comunidade” (Ashmos & Duchon, 2000, p. 137). A inserção do ser humano no contexto organizacional moderno sempre foram motivos de muitos estudos. Outros valores nunca antes enunciados passaram a representar o diferencial competitivo das organizações. Nesse contexto, competência e motivação dos colaboradores sempre foram temas evidentes para o alcance dos resultados da empresa. No entanto, na atual complexidade e diversidade de valores pelos quais as empresas estão atravessando, um terceiro componente passou a ser essencial para formar o chamado “tripé” do sucesso empresarial, a espiritualidade. O tema proposto foi escolhido por ser algo inovador no âmbito organizacional, decidido através de uma discussão em casa, o assunto trouxe grandes indagações e chamou muito a atenção