Espiritualidade no ambiente de trabalho
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DATA: 30/11/2011
DISCIPLINA: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
RESENHA CRÍTICA
A OBRA
VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Espiritualidade no ambiente de trabalho: dimensões, reflexões e desafios. São Paulo, Atlas, 2008. 172 p.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Bacharel em Comunicação Social pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP. Consultor de empresas nas áreas de Marketing Interno, Vendas e Transformação Organizacional.
RESUMO DA OBRA
Quando o assunto espiritualidade surge no mundo organizacional, muitos gestores ainda acreditam que esse tema esteja relacionado diretamente a práticas religiosas e que, caso o estimulem, poderão surgir sérios conflitos no ambiente de trabalho. No entanto, a prática da espiritualidade nas empresas assume um papel diferenciado: estimular a harmonia entre as pessoas.
Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante as adversidades e as diferenças entre as pessoas, assim como sempre visa o benefício de todos os envolvidos no processo organizacional. Religião é a nossa escolha, é a aproximação com o Deus que escolhemos dentro de nossa formação e crença. A espiritualidade é nossa conduta no caminho do bem e da prosperidade com ética, auxiliando-se uns aos outros independente de sua crença. A causa é mais valiosa, o relacionamento harmônico é o caminho. A pessoa espiritualizada não toma decisões por impulso, mas que confia em sua equipe. Não faz julgamentos, não procura quem cometeu o erro, trata de consertar logo a situação, torce pelo sucesso das pessoas, é uma barreira dizimadora de notícias ruins, confia em seus instintos e na sua própria intuição.
No capítulo inicial o autor faz uma retrospectiva identificando acontecimentos, que fazem com que hoje este assunto esteja inserido no mundo organizacional.
O Conceito de espiritualidade é bem mais amplo que apenas a ligação com a religião, podemos dizer que