Espirito Santo
O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Apresenta paisagens recortadas por serras e morros, características do Sul e do Sudeste, e regiões planas, como dunas e palmeiras, típicas do Nordeste do país.
Os descendentes dos primeiros colonizadores abrigam principalmente a faixa litorânea, nas serras predominam os descendentes de imigrantes alemães, suíços, holandeses e açorianos.
Quem nasce no estado é Capixaba, conforme estudiosos da língua tupi, capixaba significa roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região, e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Com a descoberta de grandes reservas petrolíferas em 2002, o estado passou da sexta para a segunda posição entre os detentores das maiores reservas do país. Na agricultura, o destaque são as lavouras de café, que produzem 20% do total nacional. Nas áreas litorâneas plantam-se banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto nas montanhas são cultivados morango e uva.
Área total e População
O estado do Espírito Santo ocupa uma área de 46 095,583 km² no litoral do Brasil, localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador e com fuso horário de menos três horas em relação à hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Sudeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. O estado é banhado pelo Atlântico. Totaliza 3.514.952 habitantes.
População Religiosa
Apesar de tradicionalmente o Catolicismo ser a religião mais professada no Espírito Santo, nas últimas décadas houve grande aumento no número de evangélicos. Segundo o Censo 2010, a Igreja Católica é a religião de 53,4% dos capixabas. Divide-se administrativamente em uma arquidiocese, a Arquidiocese de Vitória, e três dioceses: Diocese de São Mateus, Diocese de