Espirito do capitalismo
BIOGRAFIA DO AUTOR
Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial têxtil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna, realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16, ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.
Entre suas obras principais estão A ética protestante e o espírito do capitalismo, Economia e sociedade e A metodologia das ciências sociais.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos um pouco sobre o livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, escrito por Max Weber, um sociólogo e economista alemão, escrito entre 1904 e 1905 como uma série de ensaios que, mais tarde foram publicados em livro, no qual sua principal tese era de que o desenvolvimento econômico sofreu uma forte influência das ideias religiosas, onde ele trata a relação entre o espírito do capitalismo ocidental e a ética do Protestantismo.
O entendimento da questão tratada no livro passa por um rápido resgate do momento histórico envolvido. Assim, pelo menos dois aspectos merecem destaque:
O primeiro diz respeito ao período da renascença e a decorrente decadência da idade média, sendo revistas às relações sociais regidas pelos costumes, mitos e pelos ditames religiosos, onde as pessoas pertenciam a determinadas classes e estas, por sua vez, contavam com direitos e deveres pré-estabelecidos e legitimados pela ética religiosa.
O segundo diz