Espiritismo
Espiritismo não é uma religião propriamente dita, e sim uma doutrina espírita. Essa doutrina alia ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo cientifico, mas também do universo religioso.
Filosofia: Porque dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde eu vim”, “o que eu faço no mundo” “para onde irei depois da morte”. Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.
Ciência: Porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos têm uma explicação científica. Não existe o sobrenatural no Espiritismo. Religião: Porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples sem sacerdotes, cerimonias e nem sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas O espiritismo é baseado em cinco “obras básicas” escritas por Allan Kardec, (XIX) através da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências imateriais, que juntas formam a condição Espírita. As obras básicas são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese; somam-se à codificação as chamadas obras “complementares”, como O Que é o Espiritismo? , Revista Espírita e Obras Póstumas.
A morte de um ente querido, por mais dolorosa que seja, não deve ser encarada de forma absolutamente negativa. Muitas vezes, é apenas o encerramento de uma missão no mundo dos vivos.
Vivemos cercados de espíritos, alguns bons, outros ruins.
Religião ou doutrina? Se você perguntar a algum freqüentador assíduo de centro espírita,