Espiritismo
Os Chakras
Partindo do princípio que microcosmo surgiu do macrocosmo, podemos deduzir seguramente que os dois são formados nos mesmos padrões, isto quer dizer que eles têm mesmas energias, elementos e tudo mais. Assim, o corpo humano na sua integridade (todos os revestimentos) tem os sete tattvas e recebe continuamente as energias do cosmo. Os centros de processamento destas energias são chamados de chakras.
Chakra em sânscrito significa roda, círculo e ciclo. Nos tratados de yoga os chakras são descritos como os centros de energia psíquica sutil que esta sempre fluindo dentro do nosso organismo através de três naris (canais) principais, que se chamam Ida, Pingala e Sushmna e se estendem, envolvendo a coluna vertebral. Os chakras que correspondem na maioria das vezes os plexos nervosos anatômicos, são formados pelo entrelaçado destes canais. Conforme o Shiv Svarodaya (ensinamentos de Shiva sobre as energias vitais) existem 72.000 naris (canais). Destes, dez são mais importantes. No corpo sutil do ser humano, estes canais tem função de conduzir os dez tipos de energias vitais mais importantes. Estes centros e canais não são tridimensionais, por isso, não podem ser observados fisicamente no corpo mas, através de yoga e meditação é possível visualizar a forma, cor e as outras propriedades deles.
Nas pessoas em geral, os chakras aparecem como círculos com aproximadamente 5 cm. de diâmetro, de cores foscas mas nas pessoas evoluídas espiritualmente, eles se tornam brilhante e maiores e giram em forma de redemoinho.
4.1 DESCRIÇÃO GERAL
4.1.1 MULADHAR CHAKRA BÁSICO
Localização Plexo pélvico, região entre ânus e genitais, extremidade da coluna vertebral (cóccix)
Pétalas Quatro
Bij Mantra Lam
Elemento Terra
Loka (Plano) Bhu loka
Nota musical Dha (Lá)
Cor Amarela
4.1.2 SWADHISHTHAN CHAKRA SACRO
Localização Plexo hipogástrico, região púbica
Pétalas Seis
Bij