Espiritismo
Logo, o desafio parece ser muito maior que o de realizar uma pesquisa que se volte ao aspecto teológico relacionado a todos os outros, sem deixar de aprofundar cada um deles.
Contudo, ao perceber que a expressão religiosa, mais elaborada no sentido teológico, é essencialmente manifestação de vida, daí sentimos a necessidade em delimitar quais os processos de aprofundamento para algo que têm, ao mesmo tempo, a abrangência do assunto nestes contextos e o específico relacionado a eles.
Assim, encontramos na diversidade da religiosidade afro-brasileira e a realidade da mesma como uma afirmação relacionada de modo peculiar no cotidiano de cada pessoa, comunidade e povo que faz da sua experiência uma busca de identificação e identidade religiosa e cultural.
Porém, como se daria este aspecto relacionado com a afirmação de uma identidade? Esta dissertação trilha caminhos de diálogo teológico investigativo para questões ligadas ao viés cultural em torno de expressões de fé e do discurso das demais ciências, na abordagem com a própria sabedoria de cada tradição religiosa ancestral.
Mesmo dissertando dentro do horizonte de pesquisa limitado à região sul do Brasil, atendo-se mais a ela, não se pode restringir falar de uma localidade apenas, por isso não é objeto de dessa investigação o aspecto exclusivo da territorialidade.
No entanto, intriga-nos nesta temática uma leitura teológica latino-americana, ciente do fato da densidade, amplitude e profundidade das realidades, diferenças, contradições, incoerências e riquezas deste contexto assim não podemos abarcá-lo enquanto projeto epistemológico, e nem será a nossa intenção