Espionagem dilma
Metodologia Cientifica
Dilma x Espionagem
Conforme documentos apresentado pelo jornalista Glenn Greenwald, havia um documento indicando que um dos objetivos da NSA era entender melhor a comunicação da Presidente e seus assessores, um dos documentos secretos apresentados em junho de 2012 tinha por nome “ Filtragem Inteligente de dados estudos de caso México e Brasil”. O programa serve para descobrir o que eles chamam de agulha no palheiro.
O Palheiro no caso é o numero de informações que a NSA recebe todos os dias através das redes de telefone e internet. Serve também para ficar atentos entre as relações comerciais entre esses países. Esse tipo de espionagem acontece quando o país vai se tornando mais independente e a competição comercial entre eles vai ficando mais forte. Podemos observar que o motivo dessas espionagens em nosso país foi pelo fato de o Brasil, de uns anos para cá, se tornar a 5º potência mundial no mundo, e no cenário mundial, tem demonstrado cada vez mais ser uma potência econômica.
Conclusão
O texto aborda o mal estar diplomático nas relações entre o Brasil e os EUA devido a descoberta de que a Presidente Dilma Roussef foi vitima de espionagem pelos órgãos de segurança dos EUA.
A relação entre o Brasil e EUA que já foi muito tensa ao longo da historia, passava por um momento de afinidade em que as questões econômicas que envolviam ambas nações eram resolvidas com certa facilidade, além de haver certo alinhamento em questões de política externa .
O governo Obama tenta agora ações para amenizar essa crise. A espionagem é um evento antigo, já foi largamente usada pelos EUA na Guerra Fria, mas diminuiu com o grau de informação no mundo globalizado.
E o papel de cyberativistas como Edward Snowden e o grupo anonymous servem para expor aqueles grupos que ainda utilizam a espionagem como artifício.
A prova crucial de que as relações entre Brasil e EUA foram abaladas é o fato de que a Presidenta Dilma pretende citar