espectroscopia
Emitindo um feixe de luz através de uma fenda, sobre um prisma e o feixe emergente recebido em um anteparo branco, nele aparece desenhado o “espectro visível” da luz utilizada.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000500026
Espectroscópio
Quando a fonte que envia a luz ao prisma é um sólido ou liquido incandescente, o espectro obtido é continuo, uma sucessão continua de cores, como mostra o espectro do mercúrio.
http://www.lip.pt/~varela/fexpIV/slides/espectrosatomicos2.pdf
Espectro do Mercúrio
Quando a fonte é constituída por um gás que emite luz devido à alta temperatura ou descarga elétrica, o espectro obtido no anteparo é descontinuo constituído por um numero limitado de linhas brilhantes e de cores determinadas, chamadas raias espectrais.
http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/hidrogenio/hidrogenio2.htm
Espectro do gás hidrogênio
Quando o gás cujo espectro se examina é monoatômico (Hélio), as diferentes raias que aparecem são, em geral, bastante distantes entre si e o espectro é dito de raias.
Espectro de raias Hélio. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0488-1.pdf Espectro do Hélio
Para os gases poliatômicos observa-se o aparecimento de um numero de raias surgem reunidas em agrupamentos chamados de bandas.
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/fullerenes/spectro.htm
Espectro de bandas do gás Metano
Cada raia espectral é caracterizada por uma freqüência e um comprimento de onda. Constitui fato experimental de grande importância o de cada elemento químico originar raias espectrais cujos comprimentos de onda lhe são característicos, funcionando como “impressões digitais” do elemento em estudo.
EXEMPLO:
www.lip.pt/~varela/fexpIV/slides/espectrosatomicos2.pdf
Espectro de raias do sódio
O elemento sódio produz duas raias amarelas brilhantes, próximas uma da outra; são as raias D1 e D2 de comprimento de onda 5.896 Å (D1) e