espectroscopia UV
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
ANÁLISE QUÍMICA II – ESPECTROFOTOMETRIA
DANIELA EDUARDA SCHNEIDER
TURMA 1412
PROFESSOR LEORI
NOVO HAMBURGO, 30 DE ABRIL DE 2015.
1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
A espectrofotometria dentro da faixa de UV-VISÍVEL é uma técnica analítica que utiliza a luz para medir a concentração de soluções, através da interação da luz com a matéria. Tal faixa ocupa uma pequena parte do espectro eletromagnético:
A luz nada mais é do que uma radiação eletromagnética, que possui características de onda e partícula, o movimento ondulatório se da segundo a imagem:
As partículas da luz possuem energia e são chamadas de fótons, que ao se chocarem com a matéria provocarão a excitação dos elétrons, que passam de um orbital de menor energia (estado fundamental) para um de maior energia (estado excitado). Ao retornarem para o estado fundamental ocorre a liberação de energia radiante, que tem uma frequência bem definida, constante para os níveis de certo átomo, que depende da diferença de energia entre os níveis citados. Tal radiação é denominada radiação monocromática, sendo uma forma de energia que obedece a equação: , onde h é a constante de Plank. A relação entre a frequência e o comprimento de onda é dada pela equação: , sendo a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo igual a 3 . 108 m/s. Dessa forma, tendo-se a diferença de energia entre os níveis energéticos pode-se calcular a frequência e o comprimento de onda da luz emitida por um elétron quando retorna do estado excitado.
As fontes de luz naturais são uma mistura de todas as frequências do espectro visível, que à nossa vista resulta no branco. Porém essas radiações do espectro podem ser separadas uma das outras por dois processos:
- dispersão pelo prisma: quando o feixe de luz branca incide no prisma ocorre refração, onde o desvio da direção original é maior conforme maior a frequência de radiação. Dessa forma os