Espectroscopia de emissao atomica
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
EXERCÍCIOS – ESPECTROSCOPIA DE EMISSÃO ATÔMICA BASEADA EM FONTES DE PLASMA E FONTES DE ARCO E CENTELHA
Trabalho elaborado pela acadêmica Thaís Lobregatte dos Santos, apresentado à Disciplina de Análise Instrumental do curso de Engenharia Química - UNIOESTE - à professora Mara Núbia Oliver.
TOLEDO-PR
2012
1) Defina Espectroscopia de Emissão Baseada em Fontes de Plasma.
Por definição um plasma é uma mistura gasosa condutora de eletricidade que contem uma concentração significativa de cátions e elétrons (as concentrações dos dois são tais que a carga total aproxima-se de zero). Em um plasma de argônio, geralmente empregado para análises por emissão, os íons argônio e elétrons são principais espécies condutoras, embora os cátions da amostra também estejam presentes em menor quantidade. Os íons argônio, uma vez formados em um plasma, são capazes de absorver energia suficiente para manter a temperatura em um nível no qual ionizações adicionais sustentam o plasma, indefinidamente, temperaturas maiores que 10000 K são encontrados. Os tipos de plasma de alta temperatura são, plasma indutivo acoplado, plasma de corrente contínua e plasma induzido por microondas. 2) Como se dá a introdução da amostra na Espectroscopia de Emissão baseada em Fonte de Plasma indutivamente Aclopado?
As amostras são transportadas para a tocha por argônio fluindo entre 0,3 e 1,5 L/min, através do tubo de quartzo central. Os equipamentos mais utilizados para a injeção de amostras são os nebulizadores de fluxo transversal através de um jato de argônio, e as gotas divididas resultantes sçao carregadas para dentro do plasma.
3) Quais as principais aplicações das Fontes de Plasma?
São úteis para a análise elementar qualitativa e quantitativa de amostras dissolvidas ou suspensas em líquidos