espectrometria
A espectroscopia Raman é uma técnica fotônica de alta resolução que proporciona, em poucos segundos, informação química e estrutural de quase qualquer material, composto orgânico ou inorgânico permitindo assim sua identificação.
Sua análise se baseia na luz, monocromática e de determinada freqüência, dispersada ao incidir sobre o material a ser estudado, cuja maior parte da luz dispersada também apresenta a mesma freqüência daquela incidente. Somente uma pequena porção da luz é dispersada inelasticamente frente as rápidas mudanças de freqüência, devido à interação da luz com a matéria, e é uma característica intrínseca do material analisado e independe da freqüência da luz incidente.
A luz que manteve a mesma freqüência da incidente não revela qualquer informação sobre o material e é chamada de dispersão Rayleigh, mas aquela que mudou revela a composição molecular deste mesmo e é conhecido como dispersão Raman.
Esta técnica é aplicada diretamente sobre a amostra em questão, não sendo necessário fazer uma preparação especial no material. Além do mais, não há alteração na superfície que se faz a análise.
FLUORESCÊNCIA
É a Luminescência num sistema que absorve energia eletromagnética e a reemite sob a forma de energia luminosa, num intervalo de tempo muito curto, e com o comprimento de onda que lhe é característico. Distingue-se da fosforescência , porque nesse tipo de fenômeno a emissão de luz se prolonga por um intervalo de tempo mais longo. A luminescência ocorre quando a energia eletromagnética absorvida pelo sistema excitando-o, levando-o para um estado ( que é um singleto) em que ele permanece num estado muito curto. Ao retornar ao estado não excitado, há emissão de luz correspondente à diferença de energia entre os dois níveis.
FOSFORESCÊNCIA
No fenômeno de fosforescência, os átomos são excitados pela radiação visível, no que o difere da fluorescência onde os átomos são escitados com fótons ultavioleta. A retirada do efeito