Espectrofotometria
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
TURNO: NOITE
ESPECTROFOTOMETRIA: ESPECTRO DE ABSORÇÃO DA SOLUÇÃO DE NITRATO DE CROMO III
GLEYDSON VICTOR DA SILVA JORGE
ANNE KEITE DE OLIVEIRA
KYMBERLI SOUZA
Prof.: JOSÉ EDSON GOMES DE SOUZA
Recife, 10 de outubro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. PARTE EXPERIMENTAL 4
3.1. Materiais 4
3.2. Procedimento 4
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é uma técnica analítica que utiliza a luz para medir a concentração de substâncias químicas. Este método analítico baseia-se na interação da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. Uma vez que diferentes substâncias têm diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permite-nos, por exemplo, identificar substâncias com base no seu espectro. Permite também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromático através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma, o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Pode-se assim, fazer passar através da amostra, um feixe de luz monocromática (um único comprimento de onda). O espectrofotômetro nos permite saber a quantidade de luz absorvida pela solução correspondente a cada comprimento de onda.
O resultado obtido em uma análise no espectrofotômetro é o conjunto das absorbâncias correspondentes aos vários comprimentos de onda, o que se denomina espectro de absorção.
OBJETIVO
Analisar o melhor comprimento de onda para realizar leituras absorciométricas de soluções padrões de nitrato de cromo III em