Espectro Luminoso
Física
Ondulatória
Propagação de Ondas
Definição : O espectro luminoso é uma tabela com valores de frequência (medidas em Hertz (Hz)) das ondas luminosas. Corresponde a uma faixa do Espectro Eletromagnético visível ao ser humano. Todas as outras radiações deste espectro são invisíveis. Compare este Espectro Luminoso com o Sonoro. Verifique, também, sobre Raios Laser.
Fonte(s) : Física 2º Grau - Robortela, Avelino e Edson - Editora Ática - Volume 8 (Ondulatória)
Espectro luminoso
Experimentalmente, pode constatar-se que se um feixe paralelo de raios luminosos solares (luz branca) incidir na face de um prisma óptico de faces planas de vidro, os raios solares, após a refracção no vidro, deixam de constituir um feixe paralelo de luz branca e separam-se num conjunto de faixas coloridas, as quais podem ser observadas num alvo, conforme é sugerido na figura 3.
Ao conjunto destas zonas coloridas dá-se o nome de espectro luminoso.
Espectro luminoso, a partir da luz branca
As cores do espectro vão desde o vermelho até ao violeta, passando sucessivamente por laranja, amarelo, verde, anil e azul. O ultravioleta e o infravermelho não são visíveis. A cada uma destas radiações corresponde um dado comprimento de onda ( ).
Como se sabe, os objectos não têm em si a cor, isto é, a cor não é uma propriedade intrínseca do objecto. A cor do objecto é a cor que nós vemos e que é função do tipo de radiação luminosa que nele incide e que por ele é reflectida. Portanto, o objecto "terá a cor" da radiação (ou radiações) que mais reflecte. Assim, um objecto dito vermelho reflecte em grande escala as radiações vermelhas.
Só a título de curiosidade, apresentamos na figura 4 o chamado espectro de todas as radiações electromagnéticas. Nele, podemos ver que a luz visível ocupa um espaço muito pequeno dentro do espectro mais geral de todas as radiações electromagnéticas.
Recorde que v = . f , com v= 300 000 km/s.