Espectro Eletromagnéico

1328 palavras 6 páginas
Espectro Eletromagnético

O espectro eletromagnético

Se já estudaste o som, viste que o espectro sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas por diversas fontes sonoras (todos os sons audíveis e inaudíveis). Da mesma forma, o espectro eletromagnético representa o conjunto de todas as ondas eletromagnéticas de diferentes frequências. Algumas são visíveis, podendo ser captadas pelo olho humano, no entanto, a maior parte delas são invisíveis aos nossos olhos. Como podes observar na figura 1, ele encontra-se dividido em zonas distintas:
25298403634105Frequência extremamente baixa
Frequência muito baixa
Ondas de rádio
Microondas
Infravermelhos
Luz visível
Raios ultravioletas
Raios X
Raios Gama
Raios cósmicos
Ondas de rádio

Ondas de rádio É um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos. Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.
Microondas

As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.lefttop Tais ondas eletromagnéticas são também denominadas ondas hertzianas e popularmente conhecidas como ondas de radiofrequência ou simplesmente ondas de rádio.
Radiação infravermelha

A radiação infravermelha (IV) é uma radiação

Relacionados