Espectofotometria
1. Introdução
A espectrofotometria é um método que se baseia na absorção da radiação eletromagnética pelos compostos, nos diferentes comprimentos de onda entre a ultravioleta e o infravermelho. É o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. Sendo baseada em um princípio simples, pode ser definida como toda técnica analítica que usa luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas.
Para ocorrer absorção de radiação com uma determinada frequência de vibração 'ν é necessário que haja no composto dois níveis de energia separados por uma quantidade “ΔE”, tal que, sua relação com a frequência de oscilação é dada por:
ΔE = h ν, onde h = 6,63.10-34 J.s (constante de Planck)
Precisamos saber qual é a energia resultante da distribuição dos elétrons nos vários orbitais disponíveis na molécula. Um átomo ou molécula ao absorver energia, são promovidos a outro nível de energia, a um nível com energia mais elevada, sendo excitados. —————————————————E1 nível excitado (energia mais alta)—————
Radiação incidente com frequência 'ν
v ΔE= һ ν —————————————————E0 nível fundamental (energia mais baixo)——
ΔE= E1-E0= һ
A absorção da radiação ocorre ao nível molecular, pois cada molécula caracteriza-se por possuir níveis de energia quantizados (diferentes), que podem ser ocupados pelos elétrons da molécula.
O fenômeno físico chamado de absorção de radiação dá-se quando incide na molécula certa radiação, e esta a absorve e certos elétrons são excitados, o que fazem mudarem de nível, e assim ocorre a transferência da energia transportada pela radiação para a molécula como um todo.
Cada substância absorve a radiação de maneira característica, ou seja, o comprimento de onda (λ), que uma substância absorve é