Especificação de rolamentos
Esses elementos de máquinas fazem parte da categoria chamada “elementos de apoio”. De modo geral, os elementos de apoio consistem de acessórios auxiliares para o funcionamento de máquinas que suportam (apóiam) outros elementos.
Os rolamentos têm a finalidade de diminuir ao máximo as perdas de energia causadas pelo atrito. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas. O anel externo é fixado num mancal externo, enquanto que o anel interno é fixo no eixo.
1-Classificação dos rolamentos
Rolamentos são em geral, constituídos por anéis, corpos rolantes e gaiola; e principalmente, em função da direção da carga que irá apoiar são divididos em rolamentos radiais e rolamentos axiais.
Ainda em função do tipo de corpo rolante é possível separar em rolamentos de esferas e rolamentos de rolos; podem também ser classificados em função da configuração e aplicação específica destes.
Tipos e Características: 1.1 Rolamentos de esferas
É o tipo mais comum de rolamento. É facilmente encontrado, sendo utilizados de patins a motores elétricos, por exemplo. Podem suportar cargas radiais* e axiais** e normalmente são usados onde a carga suportada é relativamente pequena.
Nesse tipo de elemento a carga é transmitida da pista externa para a esfera e da esfera para a pista interna.
Por possuírem área de contato entre as pistas interna e externa muito pequena (um único ponto para cada esfera), em caso de sobrecarga, as esferas podem se deformar ou sofrer esmagamento, destruindo o rolamento. fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/rolamentos3.htm
1.2-Rolamentos de rolos
Nestes rolamentos, o elemento deslizante é um cilindro, de forma que o contato entre a pista interna e a externa não é um ponto, mas uma linha. Isso distribui a carga sobre uma área maior, permitindo que o rolamento agüente muito mais carga do que um rolamento de esferas. Entretanto, este tipo de rolamento