Especificação de projeto
Welder Alvarenga
PROJETO
IFES
2009
Projeto Q-Audit
Documento de Especificação de Projeto
1. Introdução Este documento contém a Especificação de Projeto para o sistema Q-Audit, considerando aspectos da solução, ou seja, aspectos acerca de como o sistema será construído. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas principais, a primeira focando na arquitetura do sistema, produzindo diagramas de pacotes e estabelecendo a abordagem arquitetural a ser seguida; a segunda tratando do projeto detalhado de cada um dos componentes ou camadas identificados anteriormente. A seção 2 discute a plataforma de implementação considerada. Na seção 3, é apresentada a arquitetura do sistema. A seção 4 apresenta os Diagramas de Classes para cada um dos subsistemas identificados, organizados por estereótipos. Para os pacotes de gerência de dados, são apresentados, ainda, os Diagramas Relacionais correspondentes, tendo em vista o uso de bancos de dados relacionais para a persistência de objetos.
2. Plataforma de Implementação O sistema proposto será implementado usando a linguagem de programação Java, utilizando Servlets/JSP para construção das interfaces Web. A persistência dos objetos será feita no banco de dados relacional MySQL. Além disso serão utilizados o Jude para modelagem UML e a IDE netBeans 6.0 para a implementação do sistema.
3. Arquitetura do Sistema A organização de classes em pacotes deve ser o ponto de partida para a definição da arquitetura do sistema, já que é um meio de estabelecer níveis de abstração para o modelo. Esses níveis de abstração podem ser organizados em camadas e, assim, tratados separadamente durante a fase de projeto. A organização de classes em pacotes é útil também para permitir a produção de componentes para reuso. Neste trabalho, foram utilizadas duas formas complementares de agrupamento de classes em