especificaçao de processos
Introdução
O Português Estruturado é um subconjunto do Português, cujas sentenças são organizadas segundo as três estruturas de controle, introduzidas pela Programação Estruturada (seqüência, seleção e repetição).
A Análise Estruturada utiliza o Português Estruturado para especificar a lógica dos processos primitivos do DFD, isto é, dos processos que não são detalhados em diagramas de nível inferior,
Características da Especificação
Uma especificação em Português Estruturado deve especificar apenas "o que o processo deve fazer” e nunca “como o processo deve fazer”. O exemplo abaixo caracteriza essa diferença:
Para registrar a matrícula de um aluno, o processo Matricular Aluno deve atribuir um valor numérico e seqüencial a código-matrícula. No item 'a', abaixo, está sendo especificado como o processo obtém o valor para código-matrícula. Já no item ‘b’, está sendo especificado apenas o que o processo deve fazer.
a) especificação incorreta obter novo-aluno localizar último registro de aluno em ALUNOS ler matrícula-aluno do registro localizado acrescentar 1 a matrícula-aluno armazenar novo registro em ALUNOS com matrícula-aluno, nome-aluno e endereço-aluno"
a) especificação correta obter novo-aluno atribuir valor numérico seqüencial a matrícula-aluno armazenar matrícula-aluno, nome-aluno e endereço-aluno em ALUNOS
Uma especificação em Português Estruturado deve possuir as seguintes características gerais: deve ser clara, concisa, completa e livre de ambigüidades; todos os dados citados na especificação e que estejam definidos no dicionário de dados devem ser sublinhados; os dados definidos localmente não são sublinhados; os depósitos de dados, além de serem sublinhados, devem ser escritos com letras maiúsculas e no plural; as palavras reservadas para as estruturas de controle são escritas com letras maiúsculas; e suas estruturas devem estar indentadas.
Estruturas de Controle
Uma