Especiação
A especiação é o mecanismo principal responsável pela diversificação dos tipos de plantas e animais (originalmente criados por Deus) para grupos fisicamente distintos. A formação de novas espécies tem sido uma parte frequente da história biológica largamente devido à diversidade ecológica da Terra. Os organismos podem encontrar biomas dramaticamente diferentes após migrações curtas. As mudanças genéticas que levam a cabo essas adaptações podem tornar grupos relacionados em espécies geneticamente incompatíveis de modo a que a fertilização seja impossível.
Identificar a especiação é problemático uma vez que depende da determinação da reprodutibilidade na natureza. Nomes distintos foram dados a espécies supostamente diferentes, só para se descobrir mais tarde que não se tratava disso (isto é, o macho de uma espécie podia fecundar a fêmea de outra, embora não o fizessem de modo frequente). Outros grupos foram tidos como capazes de acasalar em cativeiro, mas nenhuma evidência foi fornecida de que a reprodução natural ocorra.
Apesar dessas dificuldades, a especiação é um quadro técnico importante para se entender a história da vida na Terra, e um dos maiores temas da biologia evolutiva