Especiação e raciação
ESPECIAÇÃO E RACIAÇÃO
ARAPIRACA/AL
2011
AÉCIO VALERIANO CAVALCANTE
ANDERSON NASCIMENTO
EDJÂNIA MARIA DA SILVA
MARIA TARCIANA NUNES DA SILVA
ROSEANE DE OLIVEIRA BISPO
ESPECIAÇÃO E RACIAÇÃO
TRABALHO SOLICITADO AO 7º PERÍODO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOTURNO PELA PROFESSORA LUCIANA TENER COMO REQUISITO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE GENÉTICA DAS POPULAÇÕES.
ARAPIRACA/AL
2011
1. Introdução
Para que se entenda o que é raciação é necessário saber vários conceitos a respeito de raça.
A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características genéticas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.
A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou igualmente várias classificações de grupos humanos no que é conhecido como "raças humanas" mas, desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de "raças humanas" deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política, quando se pede "igualdade racial" ou na legislação quando se fala em "preconceito de raça", como a lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu, no Brasil, o “Estatuto da Igualdade Racial”. Um conceito alternativo e sinônimo é o de "etnia". Então, raça pode ser conceituada como: * Grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e se conservam pela geração: raça branca, raça amarela, raça negra, raça vermelha. (os progressos da genética levam hoje a rejeitar qualquer tentativa de classificação racial.) = classe, descendência, estirpe, família, geração, linhagem * Subdivisão de uma espécie animal: raças bovinas. * Conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração.
É o mesmo que subespécie, variando de cultura a cultura de forma que, através do tempo são controvertidas por razões científicas, sociais e