Especiarias - Garde Manger
ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS
Pernambuco
2013
Jose Antonio
ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS
Trabalho apresentado à disciplina Nome da Disciplina. Ministrada pelo Prof. Esp. Vitor Hugo Tsuru, professor do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, como atividade durante o 1° Bimestre.
Pernambuco
2013
1. Pimenta de cheiro / Capsicum chinense, Capsicum chinense jacquin cv.
De diferentes formatos e cores – arredondada, alongada, triangular, campanulado, retangular ou achatada, vermelha, alaranjado, salmão ou amarela, são típicas da culinária nordestina, em especial a baiana. Seu aroma é marcante e o sabor varia entre suave e forte.
2. ORIGEM
É da América do Sul. Apesar de o nome fazer alusão à China, a espécie de pimenta Capsicum chinese é reconhecida como tendo sua origem na Amazônia.
3. VARIEDADES
Existem diversas pimentas de cheiro, como exemplos a Pimenta de cheiro baiano, Pimenta de cheiro roxo, Pimenta de cheiro cajá, Pimenta de cheiro de pêssego, Pimenta de cheiro da Amazônia, conhecida ainda como pimenta bode, elas possuem diversos tipos, com gostos, cores e formatos completamente distintos, indo do amarelo até o violeta quase negro.
As mais conhecidas são:
3.1 Pimenta de cheiro:
Também conhecida como pimenta de cheiro luna. Apresentam frutos alongados, arredondados, triangulares, companulados e retangulares. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo leitoso, amarelo forte, alaranjado, salmão, vermelho até ao preto violeta. Existem variedades com pungência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto sendo bastante utilizadas em saladas, e em peixes. É presença obrigatória em pratos como xinxim de galinha e bobó nordestino.
3.2 Pimenta de cheiro do Pará:
É típica da região norte do Brasil, seus frutos são de cores verde (imaturo) e amarelo (maduro), são extremamente arómaticos e muito picantes,