Especialização
1. A AUTORA. Arquiteta. Dra em Educação. Profª Catedrática da Universidad Autônoma de Asunción.
2. A OBRA Texto teórico dividido em cinco capítulos, enfocando a integração no MERCOSUL em seus diversos aspectos relacionando especificamente à educação e suas concepções teórico-metodológicas.
3. SINOPSE
3.0 INTRODUCION
O texto discute a importância da integração do MERCOSUL apresentando o Paradigma Integracionista vinculando-o a novas formas de ensinar aprender e investigar. Informa que a obra faz um percurso histórico cultural a partir das especificidades do processo educacional, anunciando a Pedagogia Cósmica. Enfatiza ainda a Educação Superior e os limites e as possibilidades desta modalidade de ensino para a integração do MERCOSUR.
3.1 Capítulo 1. EL PARADIGMA DE LA INTEGRACION EM EL MERCOSUR
Trata da Cultura Cósmica como elemento ou paradigma integrador. Discute conceitos clássicos de Educação e Cultura, assim como também os fins e funções da educação no contexto das grandes correntes pedagógicas.
Apresenta elementos da Cultura Sulamericana e as principais correntes explicativas ( endógenas e exógenas) desta cultura.
Traz a noção de cosmo e o papel da Cultura Tupi-guarani como elemento integrador em termos de considerações culturais. A cultura como elemento capaz de subsidiar um processo de integração.
Discute os processos de conquista, colonização e segregação cultural na América do Sul.
Apresenta as conseqüências destes processos e as reações, especialmente políticas.
3.2 Capitulo 2. LA UNIVERSIDAD EM EL MERCOSUR
Define Universidade e as especificidades conceituais a considerando a realidade sul-americana. Faz um percurso histórico da construção do processo de integração, visitando os diferentes momentos desta construção através de eventos realizados para concretizar a empreitada.
Analisa a universidade como