Especialização em saúde indígena
Orientação aos candidatos aprovados no Curso de Especialização em Saúde Indígena
Relação de aprovados no Curso de Especialização em Saúde Indígena
Orientações para matrícula do Curso Saúde Indígena
Relação de aprovados na 2ª chamada do Curso de Especialização em Saúde Indígena
O curso de saúde indígena é oferecido pela Unifesp por meio do Sistema UAB na modalidade de ensino à distância via internet e conta com apoio de polos presenciais.
Objetivos
O objetivo geral do curso é formar profissionais especialistas em saúde indígena, com competências antropológicas, políticas, epidemiológicas e de saúde pública.
Organizar e socializar os conhecimentos produzidos pela instituição, além de desencadear novos processos de discussão e reflexão sobre questões de saúde da população indígena nas áreas de trabalho dos alunos apresentam-se como objetivos específicos deste curso.
No Projeto Pedagógico constam sete disciplinas, totalizando 420 horas. Os temas abordados estão descritos brevemente a seguir.
Adaptação ao Ambiente Virtual de Ensino
(12h)
Adaptação ao ambiente virtual de ensino. Orientação para estudo e realização de tarefas pela internet. Procedimentos de navegação. Apresentação do grupo de alunos e tutores. Apresentação dos objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e procedimentos de ensino. Exercícios com ferramentas básicas e fórum de discussão.
Políticas e Organização dos Serviços de Saúde Indígena
(48h)
História e desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil. A construção das políticas públicas voltadas aos povos indígenas. A Política de Saúde Indígena e o modelo dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Organização dos DSEI e articulação com o SUS. Controle social, financeiro e gestão participativa no sub-sistema de saúde indígena. O papel dos municípios na saúde indígena.
Antropologia e Saúde
(68h) Introdução à Antropologia; História e desenvolvimento do campo da