Especialista
*Denise Lemela
*Rosangela Oliveira
Resumo
Este artigo pretende apresentar definições de assédio moral, suas implicações administrativas, civis e legais e a proteção aos direitos da personalidade nas relações de trabalho. O assédio moral tem se tornado prática constante no ambiente corporativo, causando a degradação física e psicológica do indivíduo. Desse modo, pretende-se destacar também as situações determinantes, a caracterização e a falta de legislação federal delineada. Outra proposta do artigo é a conscientização dos indivíduos, pincipalmente dos lideres, sobre essa problemática, unindo esforços para a formação de uma equipe com focos e objetivos comuns para se alcançar as metas esperadas pelas empresas, porque somente em um cenário onde as pessoas possam se inter-relacionar com gentileza e educação, em um ambiente saudável, conseguiremos atingi-las. Quando há um clima organizacional satisfatório que acarreta em um bom ambiente de trabalho, esse será refletido espontaneamente no aumento da produtividade, no declínio do turnover e do absenteísmo e na motivação do profissional. Como então definir diretrizes dentro das organizações, com iniciativas positivas para inibir a pratica?
Palavras-chave:Assedio Moral–Terror Psicológico - Dano-Ambiente de Trabalho
_______________________
*Alunas pós-graduandas do curso de especialização Lato Sensu em Liderança e Trabalho em Equipe da Faculdade de São Vicente – Unibr.
INTRODUÇÃO
Neste artigo iremos demonstrar que o Assédio Moral é uma violência de natureza psicológica, exercida principalmente entre líderes e liderados em suas atividades laborativas.
É uma conduta abusiva, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma sistemática, frequente e prolongada, que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, é o chamado “terror psicológico”, que fere a dignidade humana.
Essa prática tornou-se mais