Especialista
Gestão da Mudança Organizacional: Um Estudo de Caso
Autor:
Sebastião de Oliveira Campos Filho
Pós-Graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista de São Bernardo, atualmente cursando o Programa de Formação em Dinâmica de Grupos da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Dados para Contato:
Endereço: Rua Abílio Soares, 991 – Ap. 9 - Paraíso – São Paulo - SP
CEP: 04005-003
Telefones: Res. (011) 3884-5849 / Cel.: (011) 9404-3608
Janeiro de 2003
Gestão da Mudança Organizacional: Um Estudo de Caso
Resumo
O estudo que segue visa descrever e analisar um caso de mudança organizacional implementado em uma empresa brasileira de médio porte do setor industrial.
Embora as mudanças organizacionais normalmente envolvam diferentes perspectivas dentro da organização, este estudo se concentrará fundamentalmente nos aspectos humanos do processo, buscando embasamento conceitual principalmente dentro das teorias de dinâmica de grupo para compreender como a implementação de tal projeto foi possível.
Introdução
Embora existam bastantes relatos sobre mudanças organizacionais, o que anima tal trabalho, é o pressuposto de que o tema, embora já bastante explorado, comportará sempre novas possibilidades de leituras e visões. Conforme preconizado por Wood (1995), “Caminhar pelo tema da mudança organizacional é manter constantemente uma janela aberta para o mundo, agir com sensibilidade crítica e manter a mente aberta”.
Assim, o objetivo deste estudo é descrever e analisar o processo de mudança ocorrido em uma empresa brasileira de médio porte do setor industrial ocorrido no período de dezembro de 1998 a março de 2000. A perspectiva teórica utilizada será a da ciência da dinâmica de grupos. Tal fato se justifica primeiramente porque foram estes