especialista
ADMINISTRAÇAO PÚBLICA MUNICIPAL (e-GOV)
Indianara Gonçalves Camilo Curvêllo¹, Luiz Camargo²
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma Linha de Produto de
Software de uma empresa focada em desenvolvimento de e-Gov (Eletronic Government), com o objetivo de propor a utilização de Linha de Produto de Software. Para a adequação em uma família de produtos foi realizada a análise do domínio e elaborado o diagrama de features, com intuito de identificar e modelar suas similaridades existentes, propiciando a utilização deste modelo em produtos futuros com o mesmo domínio
Palavras Chave: Linha de produto de software. Governo. e-Gov.
1. Introdução
O atual estágio de globalização impulsiona a indústria de software a buscar maneiras de agilizar e entregar os produtos de forma eficiente e reduzir custos. Atualmente há uma constante exploração e utilização dessa tecnologia, o que dificulta o fato de encontrar algo totalmente novo, no caso, um software que não seja de reúso.
A Engenharia de Domínio (ED) é uma área da Engenharia de Software cujo principal objetivo é desenvolver artefatos de software para uma família de aplicações, de modo que estes possam ser reutilizados em aplicações deste domínio (Braga, 2000). A ED incorpora uma etapa de Análise de
Domínio que visa, entre outras coisas, detectar e modelar variabilidades, isto é, um conjunto de características comuns e variáveis entre as aplicações do domínio (Prieto-Diaz et al.,1991).
Um sistema que possua um mesmo domínio de aplicação costuma possuir diversas características idênticas, como é observado nos requisitos de domínio de sistemas de informação para o governo. As linhas de produtos de software são definidas como conjuntos de sistemas que têm essa similaridade, sendo estas características reaproveitadas, com o intuito de aumentar a qualidade e diminuir tempo no desenvolvimento dos produtos.
Na