especialista
Vivência Internacional
Luciana ao Redor do Mundo
Este texto é muito enriquecedor para quem tem interesse em viajar a trabalho, ou ate mesmo estudar e conhecer outros países, ele fala das dificuldades e dos benefícios de se conhecer novas culturas e pode ajudar na percepção de quem esta querendo mudar sua vida e abrir sua mente.
Como nunca sai do Brasil a minha experiência atual se resume ao que já li a respeito e ao que pessoas que conheço, brasileiros que já foram a outros países e estrangeiros que conheci aqui no Brasil, este texto aumentou meu conhecimento sobre como agir quando não estamos na nossa própria cultura e irá ajudar no meu próximo projeto,pois irei estudar em outro pais.
Ele fala muito das ciladas que podem acontecer se não esta preparado para viver aquelas situações, e isso é uma coisa que a inteligência emocional ajuda a pensar como agir para resolver cada situação, como ela diz o “Quociente Cultura”. Eu sou muito espontâneo e acabo falando tudo o que penso, para lidar com culturas diferentes vou ter que observar mais o ambiente e pensar muito mais antes de falar e fazer.
Achei interessante a parte da negociação, porque mesmo não indo a trabalho temos varias situações de negociação na vida, entender a cultura de onde estamos é essencial para ter êxito.
E como é dito no texto temos que entender que quando voltar não será igual quando saímos, seremos pessoas diferentes e quem conhecemos (família, amigos) também estarão diferentes.
Também acho que a decisão mais sólida de sair do Brasil é aquela baseada no desejo intrínseco de conhecer novos lugares, pessoas e culturas, evoluir, viver uma aventura e ampliar os horizontes. Porque isto é o que se tem de mais palpável, de mais realizável. Resolver uma situação ruim ou progredir profissionalmente são possibilidades que podem ou não acontecer. Aventura, autoevolução,ampliação dos horizontes e conhecer muita novidade, isto vai acontecer, basta você querer e ir