Especialista em Gestão de Pessoas
Disciplina: Cultura e Clima Organizacionais
1 - Análise da cultura organizacional através dos portais corporativos das seguintes empresas:
Unilever, Promon, KPMG e Siemens.
A) UNILEVER
A Unilever é um grupo anglo-holandês, resultado da fusão, em 1929, de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie.
Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo para os brasileiros.
Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever, considerada hoje uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes.
A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia, e tem como visão ser reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.
A Unilever é liderada por pessoas que operam de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos de negócios compartilhados.
Em muitos aspectos, estas pessoas consideram a Unilever uma comunidade em vez de uma organização. Esta comunidade é moldada e liderada por pessoas que operam de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos de negócio compartilhados.
Para Unilever as pessoas estão no centro de tudo que fazem. Sua realização profissional, o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, sua capacidade de contribuir em condições iguais como parte de uma força de trabalho diversa são todas questões prioritárias para a Unilever.
“Nós crescemos como empresa ao fazer nossas pessoas crescerem. E é esta percepção que impulsiona todos nossos esforços no sentido de