Especialidade Morcegos
1. Por que os morcegos são classificados como mamíferos e não como aves?
Por que os filhotes se formam dentro do útero, e por que possuem glândulas mamarias que é característica dos mamíferos e também possuem sangue quente.
2. Qual a principal característica que separa os morcegos dos outros mamíferos?
Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem capacidade de voar devido à transformação de seus braços em asas.
3. Qual o nome da ordem a qual os morcegos pertencem e o que significa?
Pertencem à classe Mammalia e à ordem Chiroptera, nome que se origina do grego chiro = mão e ptero = asa, mão em forma de asa.
4. Qual é o sexto sentido dos morcegos como ele funciona?
A ecolocalização, ou seja, orientação por ecos. Este sentido funciona, basicamente, da seguinte maneira: o morcego emite ondas ultrassônicas (frequência acima de 20 KHz, inaudíveis para humanos) pelas narinas ou pela boca, dependendo da espécie. Essas ondas atingem obstáculos no ambiente e voltam na forma de ecos com frequência maior pois ao voltar o eco mais a velocidade do morcego são somadas, (Efeito Doppler). Esses ecos são percebidos pelo morcego. Com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direções de onde vieram e na frequência relativa dos ecos (efeito Doppler), os morcegos sentem se há obstáculos no caminho, assim como suas distâncias, formas e velocidades relativas. Isso é especialmente útil para caçar insetos voadores, por exemplo, mas morcegos com outras dietas também usam bastante esse sentido.
5. Quais são o maior e o menor morcego e onde eles vivem?
Segundo Nowak (1994), a maior espécie de morcego do Mundo é o Pteropus vampyrus, uma raposa-voadora (Megachiroptera) que pode chegar a 1,7 m de envergadura e vive na Ásia. Porém, Kunz & Jones (2000) dizem que esta espécie chega só até 1,5 m de envergadura, dizendo também que talvez Acerodon jubatus, outra raposa-voadora, possa ser ligeiramente maior em massa e envergadura. O menor morcego do Mundo é o