especialidade de anfibios
Quais as características dos anfíbios?
Os anfíbios são animais de duas vidas, uma na água quando girinos, outra na terra quando adultos. Quando estão na água, respiram por meio de branquias, e na terra por meio de pulmões.
Apresenta pele úmida, geralmente não suportam climas extremos, vivendo geralmente restritos a ambientes úmidos e sombreados.
São pecilotérmos, isto é, a temperatura do corpo varia de acordo com as oscilações térmicas do ambiente.
As larvas respiram por meio de brânquias. Nas formas adultas a respiração ocorre por meio de pulmões rudimentares, dotados de pequenas superfícies, e através da pele. A respiração cutânea (através da pele) compensa a baixa superfície pulmonar, garantindo um suprimento adequado de oxigênio para o animal.
2. Dar o nome das duas principais ordens de anfíbios e saber distinguirem entre elas.
Os anfíbios são agrupados em três ordens, Procoela (Sapo Cururu, Andam aos pulos. Os sapos por possuírem as pernas mais curtas pulam em pequenas distancias), Diplasiocoela (Rã, pulam mais alto e em maior distância por terem as pernas mais compridas), Caudatas (Salamandra, Tritão, Proteu)
Os anfíbios são agrupados em três ordens, Procoela (Sapo Cururu), Diplasiocoela (Rã),
3. Distinguir entre sapos e rãs.
O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável. O predador que ingerir esse veneno, certamente morrerá, pois é altamente tóxico.
Os machos são menores que as fêmeas. Medem cerca de 140 mm enquanto as fêmeas medem 170 mm.
O período de reprodução é no início da primavera. Os ovos são postos em fileiras e podem alcançar até
5 m de comprimento.Os girinos nascem dez dias depois, que passam por uma série de mudanças ao longo do seu desenvolvimento até se transformar em sapinhos.
Alimentam-se de insetos, camundongos, cobras e caracóis.
As rãs são