EspecialAgroCepea 4 1

1654 palavras 7 páginas
Brasil - gerando energia de biomassa, limpa e renovável

Mirian Rumenos Piedade Bacchi
(Julho/2006)1
Escassez das fontes fósseis

As reservas de petróleo do mundo, passíveis de serem exploradas com a tecnologia atual, somam 1,137 trilhão de barris, 78% das quais estão no subsolo dos países da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Essas reservas permitem suprir a demanda mundial por 40 anos, mantido o atual nível de consumo. A demanda projetada de energia no mundo indica um aumento 1,7% ao ano, de 2000 a 2030, quando ela deverá alcançar 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo por ano (Instituto Internacional de Economia - Mussa, 2003). Nesse contexto, não é admissível imaginar que toda a energia adicional requerida no futuro possa ser suprida por fontes fósseis.
Os preços crescentes desses combustíveis, gerados pelo esgotamento das reservas de petróleo, têm feito com que a maior parte dos países se empenhe em buscar fontes alternativas de energia que permitam mitigar problemas de ordem econômica. Além disso, as questões sociais (emprego, renda, fluxos migratórios) e ambientais (mudanças climáticas, poluição) reforçam a necessidade do uso de combustíveis produzidos a partir de biomassa, motivando a antecipação de cronogramas determinados pelo problema da escassez de petróleo.
De fato, considera-se que o crescimento da demanda por agroenergia nos países desenvolvidos ocorrerá principalmente em função da pressão da sociedade pela substituição de combustíveis fósseis, fundamentada em questões ambientais. A concentração de CO2 atmosférico teve um aumento de 31% nos últimos 250 anos. Os números tendem a aumentar significativamente se as fontes emissoras de gases que causam efeito estufa, sendo uma das mais importantes a queima de combustíveis fósseis, não forem controladas.

Protocolo de Kioto Através do Protocolo de Kyoto, discutido e negociado no Japão em 1997 e em vigor a partir de fevereiro de 2005, diversos países assumiram o

Relacionados