especalista
Módulo:1 e 2
Atividade: Individual - Tarefa
Título: A formação dos carteis
Aluno: Daniela Terras de Godoy
Disciplina: Economia
Turma: T199
Introdução
Em um mundo capitalista onde o valor tem significado de poder, o dinheiro passa a ser um recurso imprescindível que engrena a vida das pessoas.
Vários fatores como juros, tempo, ambientes entre outros, influenciam na valorização e desvalorização de um capital, nesse contexto o tempo vem a ser um dos principais.
O tempo é maior influenciador dos agentes externos e dos macros- ambientes onde se matem uma relação de poder de compra e investimento, envolvendo os custos e benefícios de uma aplicação financeira.
Mas toda valorização ou desvalorização são calculadas em juros, podendo ser simples com composto, o que determina será a forma de rentável do capital a ser investido, assim, obtemos os valores que concretizam as operações para obter rentabilidade ou prejuízos.
Dessa forma podemos afirmar que a matemática financeira é a ferramenta que viabiliza processo para gestão do capital, promovendo ação de aplicações para que os valores presentes se tornem valores futuros.
Justificativa
O valor do dinheiro no tempo está diretamente envolvido com os caçulos das taxas de juros em relação às aplicações financeiras, segundo BRAGA(1995), As decisões de investimentos em ativos requerem avaliações dos fluxos de pagamentos e recebimentos para diversas alternativas.
Quando alguém vende a prazo ou empresta determinada soma de moeda, ou realiza uma aplicação financeira, durante um determinado temo, estará privando-se da importância correspondente e assumindo certo risco.
Assim a matemática financeira lida com:
- moeda – correspondente aos pagamentos e/ou recebimento de uma transação;
- tempo – referente ao prazo compreendido entre a data da operação e a épocas em que os pagamentos ou recebimentos deverão ocorrer; e
- juros – relativo à remuneração devida pelo uso do dinheiro