ESPAÇO VERDE
INTRODUÇÃO
É claro, nos dias de hoje, a necessidade de um redirecionamento nos projetos educacionais que pretendem formar novas consciências e novas atitudes frente aos crescentes problemas ambientais, ecológicos e sociais deste início de século.
O projeto Espaços Verdes, inspirado nas conclusões e encaminhamentos da conferência Rio + 20, vem dar sua contribuição para o alcance da completa sustentabilidade, através de uma proposta diversificada de teorias e práticas que integrem as diversas áreas humanas envolvidas, a interdisciplinaridade e os ambientes e seres naturais afetados pela ação antrópica indevida.
OBJETIVOS GERAIS – Apresentação teórica
MUDANÇA DE CONCEITOS E COSTUMES
O projeto Espaços Verdes, em implementação na escola, compõem-se de uma série de palestras, aulas, reuniões, oficinas, dinâmicas e eventos realizados ao longo de sua aplicação, com o objetivo de fixar conceitos e estimular uma eficaz mudança de costumes, por meio da repetição, da continuidade e da dinâmica compreensão de todos os aspectos relacionados à preservação do meio ambiente e da interdependência dos seres vivos.
CIDADANIA PLANETÁRIA – Rio + 20: e eu com isso?
A relação indivíduo/sociedade tem seu conceito expandido através da transmissão, aos alunos participantes, da ampliação do seu nível de consciência para a alteridade e a cidadania planetária. Este nível de consciência é indispensável para que cada aluno ou participante considere os problemas ambientais do planeta, e os sociais, como também seus.
COMPREENSÃO SISTÊMICA
Não se concebe espaços verdes construídos desvinculando árvores, arbustos e plantas rasteiras dos seres microscópicos, dos insetos, das aves, dos animais e, logicamente, do homem que os construiu. Portanto, insere-se também neste projeto a compreensão sistêmica e o posicionamento adequado que os educados devem apreender e atuar em relação aos seres vivos e nas suas relações sociais. Admite-se os ciclos