Espaço Sócio Ocupacional da Assistente Social na Saúde
Espaço Sócio Ocupacional da Assistente Social na Saúde
As atribuições e competências dos Profissionais de serviço social, sejam aqueles realizados na saúde ou em outros espaços sócio-ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no código de ética profissional e na lei Orgânica de regulamentação da profissão. A área da saúde disponibiliza de vários campos de atuação para o serviço social, a profissão se destaca na área da saúde, principalmente no setor publico devido ao contato direto com a população usuária, por ser uma profissão interventiva, diante da vulnerabilidade social.
A concepção de saúde segundo a OMS ultrapassa a ausência de doenças, avançando no sentido de bem estar físico psíquico e social, pois para um individuo ser considerado saudável não é preciso apenas ter as suas necessidades medicas atendida, mas fazer um atendimento globalizado perante as necessidades dos usuários no sentido de buscar soluções ás problemáticas emocionais e socioeconômicas, onde pode levar a um agravamento físico. A profissão tem como sua demanda atual na saúde a totalidade, onde se baseia nas determinações sociais e econômicas das desigualdades sociais.
Com base na totalidade as ações desenvolvidas pelo assistente social na saúde, pode-se considerar a particularidade das ações desenvolvidas nos programas de saúde, como baixa media e alta complexidade. O conceito de saúde de acordo com a Constituição Federal de 1988 ressalta as expressões da questão social, ao apontar que ‘’ a saúde é direito de todo e dever do Estado ‘’garantido mediante as políticas sociais que visam reduzir o risco de doenças e outros agravos, e assegurar o acesso universal igualitário, as ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. A atuação do assistente social se dá justamente nas contradições existentes no SUS, onde constam á dificuldade de acesso diante da necessidade