Espaço privado - propriedades - Questão Agraria . .
Toda cidade está dividida entre os espaços públicos e os privados. Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, as praias que existem em cidades litorâneas etc.
Os espaços privados pertencem a alguém, como pessoas ou empresas, são exemplos de espaços privados: casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.
O supermercado no qual fazemos nossas compras é um espaço privado, ou seja, ele é uma propriedade privada, possui um dono. Porém, ele é utilizado como espaço público, pois qualquer cidadão que queira realizar suas compras pode ir ao recinto a fim de adquirir ou não alguma mercadoria, porem esse estabelecimento possui horários de funcionamento , assim como os bancos, salão de beleza, shopping Center e açougue
Propriedade rural e propriedade urbana
Propriedade rural é toda área de terreno da zona rural de propriedade privada.A propriedade rural tem várias destinações. Entre as mais comuns está a agricultura e a pecuária. Algumas indústrias localizam-se especificamente na propriedade rural, como sucro-alcooleira e a olaria. De acordo com a destinação e a área ocupada e utilizada, a propriedade rural toma várias denominações, que variam ainda conforme a região: Rancho,Sítio,Chácara,Roça,Quinta,Estância,Granja,Cabana,Fazenda e Engenho.
A ideia inicial sobre o conceito de propriedade, a partir de uma perspectiva histórica, é o não intervencionismo do Estado, em que o proprietário tem total autonomia para fazer ou deixar de fazer o que bem entender sobre sua propriedade. É uma concepção absoluta de propriedade, afastando ao máximo o poder estatal. Essa ideia é reforçada pelo Estado Liberal, em que defende a não interferência sobre a propriedade, o qual possui