Espaço industrial americano
- Os Estados Unidos representam cerca de 27% de toda a atividade Industrial do mundo.
- Das cem maiores empresas do mundo, 36 são norte-americanas.
- Os Estados Unidos são o país mais rico do mundo, e seu PIB é o sêxtuplo do segundo colocado, a China.
- A Indústria norte-americana está dividida em Sun Belt e Manufacturing Belt.
- O Manufacturing Belt é situado apenas no nordeste dos EUA, enquanto o Sun Belt é espalhado pelos EUA, mas se localiza na Califórnia, no Texas e na Flórida.
- O Manufacturing belt é focado nas metalúrgicas, siderúrgicas e automobilísticas, enquanto no Sun Belt se desenvolveu a indústria tecnológica e petroquímica. A Universidade do Manufacturing Belt é a de Harvard, enquanto a do Sun Belt é a de Stanford.
- No Sun Belt se localiza o maior pólo tecnológico do mundo, o vale do Silício, onde se localizam as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Microsoft, a Apple e o Google.
- Embora os Estados Unidos sejam um dos maiores produtores de recursos energéticos e minerais do mundo, a produção desses recursos não é suficiente para suprir o elevado consumo de seu imenso parque industrial; por isso, esse país recorre às importações.
- Nas últimas décadas, o Nordeste dos Estados Unidos tem enfrentado uma forte crise, gerada por fatores como a produção de aço a custos mais baixos em países subdesenvolvidos industrializados e também a forte concorrência de produtos japoneses, europeus e dos Tigres Asiáticos.
- Os grandes avanços tecnológicos que marcaram o desenvolvimento da atividade industrial norte-americana repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país, pois levaram o campo a um intenso processo de modernização, mediante o emprego de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, arados, colheitadeiras, fertilizantes e vacinas.