Espaço do pedagogo
A direção e os professor, verem o trabalho do pedagogo como profissional da educação, aquele que constrói sua prática pedagógica na relação dialética entre conhecimento e ação, entre o saber fazer e o saber sobre o fazer, “com o objetivo de conseguir um fim, buscando uma transformação”.
Onde não se tem a presença do pedagogo, o professor desempenha as funções desse profissional, tendo um acúmulo de funções que torna seu trabalho exaustivo e atropela todo o processo de ensino-aprendizagem, dificultando a qualidade do trabalho docente.
As grandes dificuldades do pedagogo são vista como um profissional com características indefinidas. Com formação no curso de Pedagogia, que apresenta uma identidade clara a respeito da atuação dos futuros profissionais, atravessa diversas mudanças, desde formação geral a habilitações específicas. Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo, tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialista, ora como generalista. Outras dificuldades do pedagogo também são faltas de matérias didáticos pedagógicos e de uma politica educacional voltada para a inclusão de todos, atendendo a diversidades.
É fundamental aprender a acompanhar a prática do pedagogo, ajudando-o em suas dificuldades, assessorando-o na efetivação da qualidade do ensino para todos, reconhecendo e valorizando todo o seu esforço, preocupando-se,