Espaço Confinado
Apesar de não existirem estatísticas precisas no Brasil, pois o Ministério do Trabalho ainda não registra uma classificação de acidentes de trabalhos ocorridos em Espaços Confinados, é consenso, por parte de especialistas em Segurança do Trabalho, que o número de acidentes nestes ambientes é muito alto. Além de serem frequentes, os acidentes de trabalho em Espaços Confinados geralmente são fatais. Eles acontecem por diversos motivos, sendo o principal a falta de informação sobre os riscos inerentes à atividade.
Para tentar minimizar os acidentes e preservar a integridade física dos indivíduos envolvidos nos trabalhos nesses locais, o Ministério do Trabalho publicou em 2006, inspirado em modelos americanos bem-sucedidos, a NR-33, que dispõe sobre os procedimentos operacionais que devem ser seguidos pelas empresas e seus funcionários, no que diz respeito às atividades realizadas em Espaços Confinados.
O objetivo deste trabalho é identificar um espaço confinado; informar sobre as medidas de prevenção e controle dos riscos, reconhecer e avaliar riscos, perigos e demonstrar que os riscos existentes nos espaços confinados podem gerar acidentes graves podem levar até a morte do colaborador.
A metodologia proposta foi revisão bibliográfica, que ressalta aspectos importantes e de aplicabilidade da Norma Regulamentadora NR-33, que visa a Segurança e Saúde nos Trabalhos Confinados.