espaço agrário mundial
Ao chegarmos ao final dessa viagem, nos deparamos com várias dúvidas, mas também muitas certezas.
Somos dependentes da agricultura. Mesmo sendo um país desenvolvido ou subdesenvolvido, é fundamental para a sobrevivência da população, a agricultura, a qual está intimamente ligada à industrialização.
O desenvolvimento do sistema agrícola se utiliza de muita tecnologia, o que é evidente nos países desenvolvidos, desde a seleção de sementes, fertilizantes, até a utilização de pouca mão-de-obra, visto que a mecanização tomou conta do campo.
Nota-se uma grande diferença de cultivo, de cuidado com o solo, de preocupação com o clima e de utilização de máquinas, dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos.
Nos países subdesenvolvidos, trabalhamos ainda com grandes fazendas preocupadas com a produção voltada ao mercado externo, ou seja, o que interessa são as exportações.
Já os países desenvolvidos conseguem atender o mercado interno e o externo. Pois, desenvolveram tecnologias dentro dos países que possibilitaram uma mecanização do campo, e consequentemente um melhor aproveitamento da produção, tanto ao nível da exportação como de consumo interno.
No caso do Japão, que é um país desenvolvido e limitado em termos de espaço geográfico, fica extremamente difícil o desenvolvimento de várias culturas em termos agrícolas, para atender a demanda da população. Com isso, o Japão recorre às importações de produtos básicos necessários à sobrevivência de sua sociedade.Visão da cidade de Tóquio industrializada no Japão.
Num mundo, em que a agricultura desenvolveu-se em todos os lugares, porém, de diferentes maneiras, a fome está presente.
Ao observarmos, o continente africano, onde a miséria, a sub nutrição, as doenças, as mortes são frequentes, percebemos que aagricultura os abandonou.
Os países desenvolvidos não têm nenhuma preocupação com a questão: fome, pois esta realidade fica longe do seu olhar.
Para finalizarmos, devemos ter em mente a grande