Esparta
Esparta foi uma localidade da Grécia Antiga, situada às margens do rio Eurotas, no sudeste da região da península do Peloponeso foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e apossaram-se de suas terras. Os espartanos tinham uma educação rígida dês de que nasciam, como os espartanos se dedicavam muito com as guerras quando eu bebê nascia era levado para um lugar para que vissem se o bebê não estava com algum problema se estivesse era jogado de um penhasco não importava ser homem ou mulher, os homens eram jogados pois tinham que lutar depois quando crescessem e não podiam ter nada mais já as mulheres eram jogadas pois tinha que ter filhos depois. Esparta tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajoso e obedientes às leis e às autoridades. Foi uma das mais notórias cidades-estado da Grécia Antiga; conquistou a vizinha Messénia cerca do ano 700 a.C. e, duzentos anos mais tarde, coligou-se a seus outros vizinhos, formando a Liga do Peloponeso. Na Guerra do Peloponeso, no século V a.C., Esparta derrotou Atenas e passou virtualmente a governar toda a Grécia, mas em 371 a.C. os outros estados revoltaram-se e Esparta foi derrubada.
Esparta foi derrubada, apesar de manter-se poderosa ainda durante mais duzentos anos.
Esparta encontra-se numaregião de terras apropriadas para o cultivo da vinha e da oliveira. Na Antiguidade era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, nunca tendo desenvolvido uma área urbana importante. O governode Esparta tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.
Em Esparta, os homenseram na sua maioria soldados e foram responsáveis pelo avanço das técnicas militares, melhorando e desenvolvendo um treino, organização e disciplina nunca vistos até então.
Relativamente ao poder,Atenas era a