Espanhou
É um sistema parlamentarista porque depois das eleições legislativas o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados e se este o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados, do contrário deve renunciar.
O Rei pode dissolver as Cortes se não há um critério uniforme de governo, e então convocam- se novas eleições. Espanha |
-----------//-----------------//--------------
A Espanha é uma monarquia constitucional hereditária desde que, em 1975, o Rei D. Juan Carlos I assumiu a Chefia do Estado. O Presidente do Governo (equivalente ao nosso primeiro-ministro) é nomeado pelo Rei e depôs eleito pela Assembleia Nacional nas legislativas. Esta figura preside o Conselho de Ministros, assim como no nosso país.
A bancada legislativa é composta pela Assembleia Nacional onde está o Congresso de Deputados, com 350 membros, eleitos pelo voto popular com mandato de 4 anos e o Senado com 259 cadeiras, das quais 208 são directamente eleitas pelo povo e 51 indicados pelos legisladores regionais e o mandato também é de 4 anos.
Os principais partidos em Espanha são o Partido Popular (PP), cujo líder é Mariano Rajoy; o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), cujo líder é José Luis Zapatero e a Esquerda Unida (EU), cujo líder é Gaspar Llamazares.
O rei de Espanha é o Rei Juan Carlos I, sendo que este é o Chefe de Estado (comparado ao nosso Presidente da República). O Chefe do Governo e aquele que possui quase todos os poderes (como o nosso