espanhol
Introdução:
Preconceito de qualquer coisa ou preconceito de alguma coisa significa fazer um julgamento inadequado sobre o assunto em questão. Neste trabalho iremos falar sobre o preconceito com obesos que está muito presente em nossa sociedade.
Objetivos:
Identificar a obesidade como uma doença crônica, e não como uma falta de controle.
Diminuir o preconceito com o obeso.
Estimular a vida saudável.
Produto final:
Trabalho escrito e slides
Metodologia:
->Pesquisas na internet
->Vídeo
Justificativa
Visíveis em cidades grandes, médias e pequenas, a população tem tornado o modo de vida cada vez mais sedentário.
A obesidade é uma doença crônica que se desenvolve através de uma combinação de genes e a disponibilidade de alimentos no ambiente onde vive.
Infelizmente a obesidade costuma ser tratada de forma inadequada porque vem sendo, há muito tempo, entendida como resultado de distúrbios psicológicos ou problemas morais.
O obeso vem sendo visto “como uma pessoa de baixa autoestima, com limitações intelectuais, com mau funcionamento mental”. Todas essas ideias não têm a menor base científica e contribuem para o grande estigma social que traz estresse e sofrimento aos obesos, comprometendo sua qualidade de vida.
Os empregadores, por exemplo, relutam em contratar pessoas gordas. Os candidatos obesos de ambos os sexos são descritos como "menos competentes, menos produtivos".
O preconceito contra o gordo apresenta ainda uma característica profundamente diferente do de raça ou cor: a sociedade considera que é ruim ser obeso e que o corpo é extremamente maleável, sendo necessário apenas autocontrole para manter-se magro.
Crianças e jovens obesos geralmente sentem vergonha de seu corpo e isto compromete seu convívio social e aumenta o risco de depressão.