Espanhol: Tópicos sobre a língua
INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Professora dra Rosemira Mendes
SÔNIA APARECIDA DA CONCEIÇÃO PAQUETE
TURMA K
CAPITULO 5
ESPANHOL: LÍNGUA DE ENCONTROS
UBERLÂNDIA
2013
Espanhol
Capítulo 5
Espanhol: Língua de encontros
Resumo do artigo de
Elzimar Goettenauer, da
Universidade Estadual de Londrina
01. Por que estudar espanhol?
O Espanhol é o idioma oficial de 20 países, o que indica sua importância em um mercado de trabalho em expansão nesse universo globalizado. Mas, se atentarmos apenas para esse aspecto, estaremos privilegiando uma parte superficial, a dos interesses econômicos e profissionais, e reduzindo expressivamente a ampla dimensão cultural e acadêmica que está vinculada à aprendizagem de uma língua estrangeira.
02. Não significa que se deve transformar as aulas de espanhol em aulas de cultura, mas deve-se ir além do objetivo restrito de manter relações comerciais, pois dominar um idioma pressupõe conhecer um pouco da história, da cultura, geografia e sistema sócio-político dos povos e dos países falantes.
03. O que interfere no aprendizado da língua espanhola? (No Brasil).
Quando estudamos uma língua estrangeira, necessitamos utilizar a língua materna como suporte referencial. A semelhança do espanhol com o português pode dificultar o processo de aprendizagem. Tem-se a falsa impressão de estar utilizando a mesma língua. É necessário um tempo para dar-se conta de que se trata de um outro idioma, que é um elemento constitutivo da identidade de indivíduos que não pertencem ao mesmo universo cultural, ideológico, político e social.
04. É preciso uma abrangência global de envolvimento na aprendizagem, o que significa ler, escutar, falar e, sobretudo, observar as peculiaridades do idioma e os riscos de equívoco.
05. E quanto ao espanhol falado em Espanha e América?
Devido à diversidade de tradições, valores e costumes em cada país falante do