Espanhol Atividades
A presente unidade é útil e não oferece grandes problemas. Escrever cartas comerciais é fácil e agradável. Claro está que, para você, o exercício talvez não seja atual, isto é, não se apresente como um trabalho necessário. De qualquer modo, em sua vida, precisará estabelecer contatos comerciais e terá de conhecer esta técnica redacional. Para isso, leia as instruções, analise o modelo e faça o exercício. Dê ao grupo para corrigir e elabore outra carta com os colegas. Apontadas as falhas pelo professor, elimine-as e passe a limpo o trabalho em seu caderno.
Instruções
1. a) Servem as cartas comerciais para estabelecer correspondência entre duas firmas ou entre firma e pessoas físicas, na qual se trata de assuntos de interesse comum, pertinentes a transações, promoções, contatos, avisos diversos, cobranças, pedidos de informações etc.
2. a) A estrutura da carta comercial não é rígida, mas há certos elementos indispensáveis:
a) Informação completa sobre a firma, caso não haja tais elementos impressos no papel: nome da firma, número do Cadastro Geral de Contribuintes, número da Inscrição Estadual, estado, cidade, bairro, logradouro, número, código de endereçamento postal, número do telefone.
b) Data: nome da cidade, dia, mês e ano.
c) Endereçamento: nome da pessoa e/ou da firma a quem se destina a correspondência; logradouro, cidade, estado.
d) Assunto: referência sucinta sobre o conteúdo da carta.
e) Invocação: rápido cumprimento em sinal de cortesia.
f) Corpo: responde às questões abaixo, segundo a natureza do assunto:
O quê? — assunto.
Por quê? — razão da correspondência.
Para quê? — objetivo.
Como? — meios ou instrumentos.
Quando? — época.
Onde? — lugar.
g) Encerramento: contém breve saudação, uma palavra de cortesia, assinatura, nome, título e cargo do remetente; às vezes, incluem-se os números da cédula de identidade ou de algum registro profissional.
3.a) A disposição dos vários