ESPACIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS PELA POSSE DA TERRA NO ESTADO DO MARANHÃO
ESTADO DO MARANHÂO1
2
RAQUEL DOS SANTOS LIMA raquel05santos@hotmail.com GILDENIR DA ROCHA DE ANDRADE gildenirdarocha@yahoo.com.br 3
MARIA TEREZA DE ALENCAR mtalencar@hotmail.com Resumo
A seguinte pesquisa tem como objetivo verificar as principais regiões de conflitos pela posse da terra no Maranhão, identificar as causas dos conflitos no Estado e identificar os impactos socioespaciais desses conflitos. A metodologia usada foram bibliografias, pesquisa em documentos e elaboração de mapas, referente aos conflitos pela posse da terra no estado do Maranhão.
Palavras-Chave
Maranhão. Conflitos Agrários. Posse da Terra.
Introdução
(Segundo dados do IBGE 2006), o Maranhão ocupa uma área de 333.365,6 km2. Significa também que ocupa o montante de 33.336.560 hectares do país, sendo o oitavo Estado da Federação em extensão territorial e o segundo da região Nordeste.
Apesar de imenso, o Estado possui um pequeno número de proprietários que detém a maioria das terras, causando conflitos e violências.
Grande parte das terras do Estado, principalmente aquelas localizadas nas regiões de colonização antiga (Baixadas Ocidental e Oriental, Pindaré, Mearim, Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba), está ocupada por comunidades negras, cuja história da posse territorial remonta ao período da escravidão. Juntamente com elas, outros grupos sociais campesinos consolidaram sua posse no longo processo de expansão da fronteira agrícola do Estado. (ARAÚJO, 1994).
1
Trabalho produzido na disciplina: Geografia Agraria do curso de Geografia CESC-UEMA.
Graduandos do Curso de Licenciatura em Geografia do CESC-UEMA.
3
Professora Orientadora. Doutora em Geografia.
2
A Luta pela posse de terra no maranhão
A distribuição da terra no Brasil está assente em um processo marcado pela exclusão, sendo distribuída a poucos e inicialmente sem qualquer limite territorial o que gerou o início da formação dos