Esgrima Trabalho Escrito
Slide 2: História Como esporte de competição desde 1874, A esgrima é um dos quatro esportes disputados em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Esgrima é o combate que utiliza armas brancas para atacar e defender-se. Primeiramente, era utilizado para caça e sobrevivência. Entretanto, com a evolução das armas e da humanidade, passou a se tornar arma de combate, sendo abolida somente com o surgimento das armas de fogo. Atualmente, existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em três diferentes tipos de armas, espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino. No Brasil, a esgrima começou no período imperial, pois, enquanto o Brasil era colônia, além de não haver a presença de mestre d’armas no país, também não existia interesse dos colonizadores na prática do esporte. Dom Pedro II se interessou pela esgrima e começou a apoiar o surgimento de escolas que ensinavam a esgrima.
Slide 3: Sabre, florete e espada A categoria de maior sucesso entre os brasileiros é o florete, mais indicada para os iniciantes. A arma do florete é mais leve e a superfície de contato para se conseguir um ponto, maior - a parte da frente e das costas do tronco e a região ventral.
O sabre é uma arma mais flexível, o que torna o jogo muito mais rápido e movimentado. O contato válido é da cintura para cima - incluindo os braços - e golpes não só com a ponta, mas também com o lado da lamina, são válidos. A espada é uma arma um pouco mais pesada e mais dura do que as demais e seu jogo, o mais lento. Qualquer parte do corpo pode ser tocada. Nesta disputa, se dois competidores se tocarem ao mesmo tempo, ambos levam o ponto. Nas outras duas, quem começa a jogada ou se defende antes do contra-ataque leva o ponto na jogada. Em todos as categorias, quem soma 15 pontos primeiro é o vencedor.
Slide 4: Regras Cada arma da esgrima possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no